O Livro

É tão bom ler um livro. Sinto uma coisa boa quando entro em uma livraria e começo a procurar o que melhor se encaixa em meu gosto como quando estamos em uma concessionária procurando pelo carro ideal. Hoje até dizem que existe o E-Book, um livro eletrônico que pagando por um preço mais acessível você pode lê-lo diretamente do seu computador. Mas, os ambientalistas que me perdoem, não há nada mais prazeroso do que tocar a capa, folhear o livro de início e sentir um cheiro de página nova, ler o Prefácio e ver o que te espera pela frente.
Ontem terminei de ler um livro do qual recomendo para todos que sabem como pode ser dificil uma relação entre pais e filhos: O Clube do Filme de David Gilmour (um crítico de cinema não muito famoso aqui no Brasil).
O Livro conta a história vivida pelo escritor, onde seu filho odiava a escola e o pai, vendo suas notas baixas em plena adolescência e sabendo que isso não estava dando certo, faz um trato com ele: deixar de ir à escola e assistir a 3 filmes por semana.
O que parece loucura com o tempo vai tomando seu rumo e o pai começa a criar um laço muito especial com o garoto.
Mas o que eu queria dizer aqui não era sobre o livro em si, mas sim como é tão mais prazeroso terminar o livro se comparado ao começar. Quando você termina um livro, vem aquela sensação de missão cumprida, de que você chegou ao objetivo de entender tudo que o escritor quis passar.
Ao término de um livro fico em paz comigo mesmo, sabendo que este foi mais um que posso sentar com alguém e discutir, desfrutar de lembranças como: "Naquele capítulo aconteceu uma coisa que ninguém imaginava", ou até pensar: "Ei, posso ler ele de novo", e no fim conseguir uma outra interpretação da história.
Acho que o recado já está dado. Mesmo as pessoas que não sentem todo esse prazer, devem ler. Além de um excelente passatempo é um ótimo exercício para a mente.
Agora estou em um empasse, qual será meu próximo livro. Alguma sugestão?

2 comentários:

Sabrina (Babi) Says:
12 de janeiro de 2010 às 20:34
Este comentário foi removido pelo autor.
Sabrina (Babi) Says:
12 de janeiro de 2010 às 20:52

Olá, tudo bem ? estou te seguindo .. Gostei dessa matéria ! rs
Eu tbm adoro livros e leio sempre qd tenho tempo.
Acho fundamental para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Um livro pode trazer histórias e acontecimentos que vc já vivenciou, isso te faz enxergar abertamente, ver outros caminhos ... Não sei quanto á vc ,mais sinto uma certa tristeza ao terminar um livro pq me acostumo á ele , lendo todos os dias acaba virando uma rotina (prazerosa, por sinal) . Em vários livros que li , cada um deles pude tirar uma experiência pra mim .. É bom aprender assim !
quanto a sua sujestão , vai depender do gosto .. rsrs
Vc já deve ter assistido o filme crepúsculo ou Lua Nova , neh ? tb têm os livros , que estão em auge mais não tive a oportunidade de ler.
Meus próximos são O caçador de Pipas. Me emocionei assistindo o filme, e creio que eu vá gostar do livro , por ser mais rico em detalhes. E também A menina que roubava Livros, tive muitas recomendações. Leia tbm ;)

Postar um comentário