A Música

Quem me conhece sabe que minha grande paixão é a música. O problema maior é escrever algo tão significante e ao mesmo tempo tão abstrato. Tão popular e tão subjetivo. Tão alegre e, por vezes, tão depressivo.
Entre notas, compassos e escalas a música tem sua complexidade tão ligada à simplicidade.
Quantas vezes já não vi pessoas que não sabem o que significa acorde diminuto mas que ao soltarem a voz e mostrarem seu talento emocionaram uma multidão.
E é essa a grande beleza da música. O poder de atingir os mais estudiosos e ligados à sincronia e matemática musical até os menos instruidos, respondendo apenas aos estimulos emocionais.
Diz-se que a música surgiu logo após o som. E é exatamente do que se trata. Trata-se de um meio necessário na vida do ser-humano. E eu diria mais, a música nada mais é do que um espelho das emoções alheias.
O que quero dizer é que, basta que vejamos o estilo de música que uma pessoa simpatiza e sabemos muito dela.
Quando eu era pequeno, talvez uns 8 anos, tive meu primeiro contato com um instrumento musical. Minha mãe me levava toda semana para fazer aulas de teclado. Acho que por ser muito jovem, achava aquela rotina um tanto quanto chata. Ter que ficar toda semana treinando pra apertar um monte de teclas.
O tempo passou e comecei a ter interesse pelo violão. Esse sim foi meu grande ponto de entrada na vida musical que levo até hoje. Toco desde meus 11 anos, o que me dá uma margem de mais ou menos 12 anos tocando violão. Já corresponde a mais de metade da minha vida, aprendendo acordes, ouvindo musicas e falando: "poxa, essa deve ser legal de tirar". E esse é o grande barato da música, porque não importa quantos séculos o ser-humano habitar essa terrinha, não importa quantos terremotos aconteçam, não importa quantas guerras tenhamos, sempre haverá algo novo e seguindo a tendência musical.
A quem lê, sugiro que saia do computador e vá ouvir uma música, vá aprender um instrumento, vá viver essa vida que em tantos momentos me livrou da tristeza momentânea, ou do tédio que não passava e é claro, me ajudou a expelir minha alegria e transformar em minha, a alegria dos outros também.
E ai, que instrumento você vai tocar?!

2 comentários:

Anônimo Says:
17 de março de 2010 às 16:02

Tô gostando de como escreve, parabéns!!!

Anônimo Says:
2 de abril de 2010 às 17:24

Não está escrevendo mais???
Por que?
Mamae

Postar um comentário